Circuitos Turísticos

( Quer Conhecer? - Clique Aqui)

Circuito Turístico Verde - Trilha dos Bandeirantes

Mapa do Circuito

Onde o passado, a natureza e progresso industrial se misturam.

A Associação Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes, é uma entidade civil sem fins lucrativos, legalmente, constituída com estatuto próprio, que foi qualificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos Termos da Lei Federal nº 9790, de 23 de Março de 1999 e consta do processo MJ Nº 08015.012562/2002-19, conforme Despacho do Secretário Nacional de Justiça, Dr. Luiz Paulo Telles Ferreira Barreto, em 02 de setembro de 2002, publicado no Diário Oficial de 05 de Setembro de 2002.

A Associação recebeu o Certificado de Reconhecimento do Governo do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo, nos Termos do Decreto nº 43.321 de 08 /05/2003, e na Resolução nº 006 de 09/ 07 / 2004, em solenidade realizada no dia 20 de junho de 2005, na Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, em Betim-MG, e nos termos da Resolução 022/2005, de 23/12/2005. Esta Certificação foi renovada em 10 de abril de 2006, no Hotel Santa Felicidade, em Pitangui-MG, e em 13 de Agosto de 2007, no Hotel Fazenda Lago do Sol, em Itaúna-MG, ficando, portanto, a associação e seus municípios aptos a participar da Política de Desenvolvimento do Turismo do Governo de Minas Gerais.

Predio da Camara em Pintagui

Atualmente, o Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes tem como objetivo promover a sinergia necessária que possibilita implementar ações integradas visando um desenvolvimento turístico ambientalmente correto, culturalmente respeitoso, economicamente viável e socialmente justo através do envolvimento da comunidade, da iniciativa privada e do setor publico, estabelecendo parcerias em beneficio do Turismo local e regional.

Sendo uma entidade regional, visamos a consolidação das atividades de turismo como: eco-turismo, turismo rural, turismo de negócios, eventos folclóricos, religiosos oferecendo ao turista roteiros integrados de um destino composto por municípios de uma mesma região com aptidão/disposição para a atividade turística.

A inserção das cidades no Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes visa aumentar a permanência do visitante na região; esforços conjuntos para o desenvolvimento das cidades; preservação dos patrimônios históricos e ambientais das cidades; melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

Cavalhada em Mateus Leme Dicas de Viagem

Parque Ecológico Vale Verde em Betim Vale a pena visitar o roteiro turístico Arte e Cidadania no Circuito Verde - Trilha dos Bandeirantes, que compreende a visita à Fazenda Vale Verde que foi transformada, em 2002, num parque ecológico é um dos grandes atrativos de Betim. Na companhia de guias de turismo, o visitante pode conhecer todo o processo de produção das cachaças Vale Verde e Minha Deusa. Além do orquidário, criatório de aves, parque de pesca e do preparo artesanal de doces, conservas, defumados e laticínios.

Visite ainda a Missão Ramacrisna para conhecer o projeto Futuarte, uma cooperativa de artesanato composta por trinta jovens em situação de risco da região rural de Betim/MG. O projeto é patrocinado pela Petrobrás e faz parte do Projeto Construindo o Futuro da Missão Ramacrisna, que tem como objetivos a geração de renda e auto-sustentação dos jovens do entorno da instituição. A cooperativa desenvolve trabalhos de tecelagem, cestaria, cerâmica e tecidos.

E não deixe de conferir o Serviço Assistencial Salão do Encontro, entidade fundada em 1970 pela professora Noemi Gontijo e frei Stanislau Bartold. Um programa que capacita artesãos, artistas e instituições na área de produção artesanal, artística, cultural, educacional e agropecuária. É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos que atua no resgate e na preservação das tradições culturais, do folclore e da memória do nosso povo.

Cidades:

Cachoeira em Itatiaiuçu

Betim
Conceição do Pará
Contagem
Esmeraldas
Florestal
Igarapé
Itatiaiuçu
Itaúna
Juatuba
Maravilhas
Mateus Leme
Onça do Pintagui
Papagaios
Para de Minas
Pitangui
Ribeirão das Neves
São Gonçalo do Pará
São Joaquim de Bicas

 

 Associação Circuito Verde - Trilha dos Bandeirantes:

Endereço: Rua Santa Cruz, 481 - Centro - Betim

Telefone:(31) 3531-3306 / (31) 9993-2125

e-mail: fatimacircuitoverde@yahoo.com.br

Site: www.circuitoverde.org.br


Fonte das informações: Circuito Verde - Trilha dos Bandeirantes
**Todas as informações contidas neste texto são de responsabilidade do Circuito 

Voltar

Follow us on Twitter