Circuitos Turísticos

( Quer Conhecer? - Clique Aqui)

Circuito Turístico do Ouro

Mapa do Circuito

Coração da Estrada Real

O Circuito Turístico do Ouro é o coração da Estrada Real e a região de maior visibilidade turística em Minas Gerais. É formado por 17 municípios que surgiram nos séculos XVII e VXIII, quando o ouro retirado aqui movimentou a economia do planeta. Todos os municípios integrantes estão num raio máximo de 150 km da capital mineira, ligados por rodovias em bom estado de conservação.

Museu da Inconfidência

Aqui estão dois patrimônios Culturais da Humanidade: a cidade de Ouro Preto, verdadeiro museu a céu aberto e primeira cidade brasileira a receber este título, e o Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com os passos da Paixão de Cristo, na cidade de Congonhas.

Estão espalhadas por este Circuito esculturas de Aleijadinho, pinturas de Mestre Athayde, exuberantes obras barrocas, valiosos museus, sítios arqueológicos com pinturas rupestres, além dos segredos da nossa história e cultura, ditos nos versos dos poetas e representado nas manifestações culturais deste povo.

Além da importância histórica indiscutível, o Circuito do Ouro é um destino perfeito para quem procura a natureza, seja para descanso ou aventura. Cortado pela Serra do Espinhaço, guarda verdadeiras riquezas naturais como o Parque do Caraça, Parque Estadual do Itacolomi, a Serra da Piedade, e outras serras, matas, trilhas, cascatas e cachoeiras preservadas e organizadas para a atividade turística.

Rua Tiradentes em Itabira

Dica de Viagem

Serra da Piedade

Em Sabará, conheça a Igrejinha do Ó e o Museu do Ouro. Siga para a Serra da Piedade, em Caeté, onde estão o observatório astronômico e a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, esculpida por Aleijadinho em 1778. Depois, vá conhecer uma imagem rara de Jesus Cristo aos 12 anos, na pequena cidade de Bom Jesus do Amparo.

Siga mais alguns quilômetros e conheça Itabira, terra natal do Carlos Drummond de Andrade, onde 44 placas poemas marcam os locais que inspiraram a obra do poeta. Visite também o Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema.

Vale a pela chegar em Nova Era para conhecer o artesanato em palha de palmeira do Indaiá, do grupo Fogo de Palha. Na vizinha São Gonçalo do Rio Abaixo está o maior cruzeiro de Minas, feita por escravos numa peça única de braúna, com 17,5 metros. Agende uma apresentação musical particular na casa da Família Rodrigues. Siga para o Caraça. No caminho, aproveite para conhecer a pequena vila de Cocais, em Barão de Cocais, onde está o sítio arqueológico da Pedra Pintada, com mais de 1600 inscrições rupestres datadas de 6000 a 8000 anos atrás.

As belezas, histórias e mistérios do Santuário do Caraça estão cercados por 11 mil hectares de área verde, com trilhas, picos e cachoeiras.

Igreja do Rosário em Santa Bárbara Siga até Santa Bárbara, onde a Igreja Matriz de Santo Antônio surpreende até os mais experientes historiadores. Conheça também a Casa do Mel, única no Brasil e, claro, leve o famoso mel produzido na região.

Mais 13 km e você está em Catas Altas, aos pés da Serra do Caraça. Escolha um dos vários passeios ecológicos organizados. Siga para Mariana, primeira cidade de Minas. Assista ao concerto musical ao vivo dentro da Igreja da Sé, no órgão Arp Schnitger (séc. XVIII). Doado por D.João V, em 1753, é o único exemplar fora da Europa e também um dos instrumentos musicais barrocos mais importantes do Brasil. Outra atração é a Mina da Passagem, maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. Procure o CAT e se informe sobre outras igrejas e museus imperdíveis.

Ouro Preto está bem ao lado. Verdadeiro museu a céu aberto, a cidade preserva praticamente todo o cenário do período do ciclo do ouro e da inconfidência mineira. Suas igrejas e museus, espalhados por toda a cidade, guardam obras primas de mestres como Aleijadinho, Athayde, Xavier de Brito, Servas, Castro Lobo e Guignard.

Siga para Congonhas, onde os famosos 12 profetas esculpidos por Aleijadinho estão imponentes no adro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Continue o roteiro por Itabirito, terra do delicioso pastel de angu. Em uma oficina de 2h você por aprender os segredos desta delícia.

Praça Minas Gerais em Mariana Outros passeios imperdíveis pelo Circuito do Ouro são as trilhas pela Estrada Real, em Nova Lima, as cachoeiras de Rio Acima e os mistérios e histórias de Piranga. Depois de ver tantas belezas, feche o roteiro na cidade de Santa Luzia e agradeça à Santa pela proteção dos olhos e da visão. Antes de ir embora, veja um desenho da Igreja Matriz feito a mão por D. Pedro II, exposto no Solar Teixeira da Costa. E volte sempre, pois ainda tem muito mais!!! 

 

Cidades

Catas Altas

Barão de Cocais
Bom Jesus do Amparo
Caeté
Catas Altas
Congonhas
Itabira
Itabirito
Mariana
Nova Era
Nova Lima
Ouro Preto
Piranga
Rio Acima
Sabará
Santa Bárbara
Santa Luzia
São Gonçalo do Rio Abaixo

Circuito Turístico do Ouro.

Telefone: (31) 3287-4242

Email: acomg@globo.com

Site: www.circuitodoouro.tur.br

 

 Fonte das informações: Circuito Turístico do Ouro
**Todas as informações contidas neste texto são de responsabilidade do Circuito do Ouro.

Voltar

Follow us on Twitter