Circuitos Turísticos

( Quer Conhecer? - Clique Aqui)

Circuito Turístico Belo Horizonte

Mapa do Circuito de Belo Horizonte

O nome dá a dica, mas não conta tudo

Igrejinha da Pampulha Primeira cidade planejada do Brasil, Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897. Trata-se de uma cidade privilegiada, que alia as antigas tradições mineiras ao que existe de mais moderno e cosmopolita. A capital mineira possui todas as comodidades de uma grande metrópole, sem deixar de preservar as peculiaridades e características da vida do interior.

É uma cidade rica em atrativos, como os complexos das Praças da Liberdade e da Estação, a famosa Lagoa da Pampulha, projetada por Oscar Niemeyer e construída por Juscelino Kubitschek, o Mercado Central, museus, igrejas e teatros. Em Belo Horizonte o turista pode encontrar todas as tendências e manifestações da arquitetura ocorridas no mundo nos últimos 120 anos. São atrativos que misturam história, beleza, lazer e cultura.

Outro fator de tranquilidade para o turista é o fato de Belo Horizonte contar com uma das mais estruturadas redes hoteleiras do país, o que tem transformado a cidade em pólo nacional do turismo de negócios. A rica e variada gastronomia também seduz o turista. Na cidade há o que existe de melhor em termos de cozinha mineira, nacional e internacional. E com um custo bem inferior em relação a outras metrópoles brasileiras.

É difícil não cometer saudáveis exageros nos bares e restaurantes da capital mineira.

Vem de longe a tradição boêmia de Belo Horizonte. A noite da cidade foi inspiração e cúmplice para várias gerações de artistas mineiros que hoje são sucesso no mundo inteiro. Quem vê o panorama tranquilo não imagina a efervescência, a vitalidade e a variedade de opções na vida noturna da cidade, conservando cada vez mais o título de capital brasileira dos barzinhos. 
O agito da cidade é enriquecido pela intensa produção artística e cultural. As várias casas de shows e espetáculos contemplam atrações para todos os gostos e idades. E a cidade sempre está recebendo eventos de porte nacional e internacional. Palácio das Artes, Minascentro, Chevrolet Hall são alguns exemplos de espaços de shows dos mais variados estilos e gêneros que proporcionam ao público conforto e comodidade.

E o que é melhor: quem visita Belo Horizonte conhece de perto a famosa e tradicional hospitalidade dos mineiros. Gente que, ao mesmo tempo em que cuida da cidade como se fosse a própria casa, sabe receber e cativar o turista com amizade, carinho e respeito. Em síntese, chegar em Belo Horizonte é muito fácil. Difícil é ir embora. praça do Papa

Dicas de viagem

Igrejinha da Pampulha MARCOS DA MODERNIDADE:

 As curvas de Niemeyer delineiam Belo Horizonte, e são belíssimos cartões postais da cidade. As linhas do grande arquiteto ajudaram a construir nossa história, a pedido de Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, em 1940. Foi criado assim o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um marco da arquitetura moderna, que inspirou a construção de Brasília. A arte está na Pampulha, nas obras de Niemeyer e de grandes artistas como Portinari, Ceschiatti, Burle Marx, Zamoiski, José Pedrosa, Guignard, e também por toda a cidade. 

  Atrativos: Igreja São Francisco de Assis, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Mineirão - Estádio Governador Magalhães Pinto, Mineirinho - Estádio Jornalista Felipe Drummond, Museu de Ciências Morfológicas UFMG, Zoológico - Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e o Jardim Japonês

Museu de Artes e Ofícios OFÍCIOS DE MINAS: A Praça Rui Barbosa, conhecida como Praça da Estação, é atualmente um dos principais espaços públicos para a realização de shows e eventos. Nela acontece uma das maiores festas juninas do país, o Arraial de Belô. Mas a sua história começa junto com a origem da cidade. Ela abrigava a estação de trem por onde chegavam os materiais para a construção da nova capital mineira. Hoje, abriga uma estação do metrô e conta ainda com um grande atrativo: o Museu de Artes e Ofícios, o único da América Latina implantado em um belo edifício neoclássico.

Atrativos: Museu de Artes e Ofícios e Museu Giramundo.

AV. AFONSO PENA: Eixo vital do centro de Belo Horizonte e é considerada a avenida mais importante da cidade. Ela é o coração econômico da capital mineira e interliga atrativos turísticos naturais e culturais. Por ela e no seu entorno podemos encontrar vários atrativos da cidade, como o Parque Municipal, o Palácio das Artes, a Igreja de São José e, sempre aos domingos, a Feira de Artesanato, a maior da América Latina.


Atrativos: Conservatório de Música da UFMG, Igreja São José, Museu Inimá de Paula, Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena, Feira Tom Jobim, Feira de Flores e Plantas Naturais.

Expominas

 

SINTESE DE MINAS: Belo Horizonte foi formada, principalmente, por pessoas que vieram do interior, trazendo com elas seus hábitos, sua cultura. O belo-horizontino valoriza e preserva estas tradições. Ao mesmo tempo, Belo Horizonte é uma das cidades que mais crescem no Brasil. E está cada dia mais moderna, sofisticada, com hábitos cada vez mais cosmopolitano, com total infra-estrutura. Seja na modernidade ou na tradição, o gosto pela autenticidade e qualidade de vida está sempre presente na cultura mineira. 

 Atrativos: Minascentro - Centro de Convenções, Catedral da Fé, Mercado Central.

Praça da Liberdade PASSADO E PRESENTE: Belo Horizonte é uma cidade planejada - a primeira do Brasil - traçada a partir de um pequeno arraial chamado Curral Del-Rey. Ao longo dos anos, foram sendo incorporadas construções neoclássicas, art Decó e modernistas, seguindo as tendências de cada época. Por seu cuidado com o paisagismo, Belo Horizonte já foi chamada de Cidade Jardim. Uma boa mostra do estilo arquitetônico e paisagístico da cidade está na Praça da Liberdade, que mistura alguns estilos, em meio a belíssimos jardins.

 

Atrativos: Praça da Liberdade, Praça da Savassi, Palácio da Liberdade, Igreja da Boa Viagem, Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Museu dos Brinquedos, Museu Mineiro, Museu Histórico Abílio Barreto.

HORIZONTES DA CIDADE: Não é à toa que Belo Horizonte tem este nome. A cidade que tem nome de paisagem fica entre montanhas e é emoldurada pela Serra do Curral, eleita o símbolo da capital mineira. De onde se olha pode-se ter uma bela vista, seja nos mirantes, na Praça do Papa, no Parque das Mangabeiras, nas encostas das serras: há sempre um lugar para ver o pôr-do-sol, fazer caminhadas, trilhas e piqueniques pelas montanhas, praticar esportes radicais, ou simplesmente contemplar as belezas naturais à sua volta.

Atrativos: Museu das Telecomunicações - Oi Futuro, Praça do Papa, Praça da Bandeira, Parque das Mangabeiras, Rua do Amendoim, Torre Altavila. 

Vista parcial da cidade

 

Cidades:
Belo Horizonte

 

Circuito Turístico Belo Horizonte.

Telefone: Alô Turismo: (31) 3220-1310 - Diariamente, das 8 às 22 horas.

Site: www.belohorizonte.mg.gov.br

Fonte das informações: Belotur
**Todas as informações contidas neste texto são de responsabilidade da Belotur.

Voltar

Follow us on Twitter