Sete Lagoas

Sete Lagoas

CIRCUITO TURÍSTICO DAS GRUTAS

BREVE HISTÓRICO

A Fundação de Sete Lagoas data do tempo das bandeirinhas. Na febre do ouro, os bandeirantes, muitas vezes velhos e alquebrados, se internavam pelos sertões. Dos nativos, conseguiam a confissão dos lugares onde poderiam encontrar o ouro ou as pedras preciosas de que andavam à cata, pelo meio de artimanhas astuciosas, ou de ameaças terríveis, como fazia o famoso Anhaguera, lançando o fogo à uma bacia cheia de álcool.

Naquele tempo, receber do Rei o título de Barão, Marquês, Conde ou Duque era a maior honraria que se podia alcançar. Muitos brasileiros, desejosos de se tornarem nobres, resolveram sair à procura da Serra Resplandecente. O descobridor receberia do Rei um título de honorífico, o que não era pouco; e isso, por si só, constituia honra tamanha que não havia quem não a quisesse.

Fernão Dias Paes Leme - o Governador das Esmeraldas -, em 1677, saiu de São Paulo e cruzou as terras de Minas Gerais até o Grão Mogol. Ao meio da jornada, faltou-lhe dinheiro com o que pagar aos expedicionários e ele teve que mandar um importador a São Paulo para buscá-lo. Enquanto esperava, internou-se pelos arredores na expectativa de descobrir alguma novidade que lhe fosse útil, e ao Rei de Portugal. Foi então que encontrou, em um serrote das Sete Lagoas, um minério argentífero de singular beleza. Presume-se que o serrote a que se referem vários historiadores seja a lapa do Chumbo, da Fazenda das Melancias e que foi pesquisado por vários mineralogistas.

Após a morte de José Dias, filho de Fernão Dias, os sediociosos deixaram o acampamento e saíram à deriva vindo acampar às margens do Ribeirão Matadouro, na planície de Sete Lagoas. A Várzea do João Corrêa viu surgir então as primeiras casas que marcaram o nascimento de uma grande cidade.



Resumo do Percurso
Origem: Belo Horizonte (MG)
Destino: Sete Lagoas (MG)
Distância percorrida: 73
Combustível necessário: 7.38 Litros
Custo de combustível:: R$ 16.24
Custo de pedágio: R$ 0
Número de pedágios: 0


Percurso passo-a-passo

Belo Horizonte  
0 Km BR-040
11 Km Contagem - MG  
23 Km Ribeirão das Neves - MG  
37 Km Esmeraldas - MG  
45 Km Pedro Leopoldo - MG  
53 Km Capim Branco - MG  
73 Km Sete Lagoas  

 

Legenda do Percurso:
Origem Chegada Pedágio Pista simples Em obras de duplicação

Balsa Terra Rodovia em mau estado Pista dupla Em obras de
pavimentação

 

Em 1681, desbaratou a bandeira de Dom Rodrigo de Castelo Branco assinada no município de Sabará, local hoje denominado ''Fidalgo'', integrado ao município de Pedro Leopoldo. Parte dos componentes dessa expedição, constituída de sertanistas e índios, tomou rumo à Sete Lagoas, alojando-se no povoado que nascia. Tribos nômades e pacíficas percorreram toda a região e sua assimilação com os novos moradores processou-se naturalmente. As uniões com as nativas tornaram-se comuns, formando novas famílias que proliferavam progressivamente e se mantinham dentro de normas do mais absoluto respeito. Não havia desentendimentos que pudessem gerar ódio. O trabalho constituía a característica daquela gente, como se tivesse noção de sua destinação histórica.

Fonte: Portal Descubraminas
 

ATRATIVOS NATURAIS:

Gruta Rei do Mato: com 220m de extensão, a gruta é bem iluminada e tem passarelas metálicas com 311 degraus. BR-040 (trevo de acesso) - 5km - Tel. 3773.0888 - aberto de 8h às 16h30

Lagoa Catarina – Ilha das Flores: Localizada dentro do perímetro urbano, a Lagoa Catarina tem seu formato oval e tem aproximadamente 550 metros de perímetro, sendo toda cercada por proteção de pedra, seguida por pequena faixa de grama e finalmente circundada por passeio com calçamento em mosaico de pedra. Possui uma pequena ilha artificial, próxima a margem e ligada a ela por ponte.
Endereço: Rua 21 de Setembro.

Lagoa da Boa Vista (Parque Náutico Boa Vista): Como Chegar: Saindo da Praça Wilson Tanure, seguir Praça Francisco Sales, rua Luiz Emílio Vasconcelos, virar à direita na praça Márcio Paulino, rua Randolfo Simões; rua Wilson Tofani e avenida Maurílio Peixoto. Ter/Dom. 8h30/17h30

Lagoa Paulino Ilha do Milito: Localizada no centro da cidade, a lagoa Paulino tem 2 km de perímetro e é o cartão postal da cidade; é a principal lagoa das quatro ainda existentes, pela localização, servindo de ponto de referência da população.
É totalmente urbanizada, possuindo no seu entorno um passeio largo com palmeiras, gramados, bancos e iluminação.  Tem também uma pequena Ilha chamada do Milito, próxima à margem, com jardins, árvores, pombal, restaurante e pedalinhos para passeios.  A água é um pouco turva, com temperatura aproximada de 20°C. Não são permitidos banhos na lagoa.
Endereço: Av: Getúlio Vargas e Av: Coronel Altino França.

Lagoa Zé Felix: A Lagoa Zé Félix tem aproximadamente 2.700 km de extensão sendo a maior lagoa das 7 existentes no município. As suas margens estão o Clube Náutico de Sete Lagoas, Clube AABB, Clube da Associação dos Servidores Municipais, além de residências particulares. É a única lagoa onde se pratica a pesca permanente podendo encontrar vários tipos de peixes.
Endereço: Rua Santa Luzia - Bairro: Boa Vista III
Como Chegar: Saindo da praça Wilson Tanure, seguir rua Dr. Avelar, virar a esquerda na avenida Antônio Olinto, pegar a rua Coronel Randolfo Simões à direita, rua Jose Lucídio de Avelar, seguir em direção à rua José Sérvulo Soalheiro e rua Santa Luzia.

Parque da Cascata: Localizado no alto da Serra de Santa Helena, a sete quilômetros do centro da cidade, o Parque da Cascata tem uma área de 295 hectares, sendo 40 de mata nativa, com reservas de fauna e flora. Ali foi desenvolvido um amplo projeto turístico, em convênio com a EMBRATUR, do qual constou a implantação de uma barragem para a formação de um lago com 450 metros de diâmetro, cercado por uma praia artificial de um lado e por mata virgem do outro. Há duas pequenas ilhas no lago. O parque també m possui restaurante, bar, quadras de vôlei na areia, dois quiosques grandes, 'playground' e a praia .
A portaria do parque fica a 1,5 km do lago, por estrada calcada. Antes de se chegar a ele, há ainda uma área para 'camping' com luz e água.
Endereço: Localizado no alto da Serra de Santa Helena - Tel: 3716-0007
Horário de Funcionamento: Aberto diariamente, de 08:00 às 17:00 hs.
Distância ao Centro: 7 Km - Como Chegar: Acesso pelo bairro Jardim Arizona, 7 km.

Serra de Santa Helena / Parque das Cachoeiras: 7 Km do centro. 

Gruta rei do MatoGruta Rei do mato

ATRATIVOS HISTÓRICOS / CULTURAIS:

Capela de Nossa Senhora da Piedade: A Capela esta situada em frente a uma pequena praça. A capela possui somente um corpo, com frontão triangular, 3 portas de verga abatida na fachada, sendo a do meio de proporções maiores que as outras.
O interior é simples, o piso é de ladrilho e o teto é pintado em azul claro.
O altor-mor é simples e modernizado com varias imagens e sob 3 degraus.
Endereço: Praça da Piedade - Bairro: Piedade. 
Como Chegar: Saindo da praça Wilson Tanure, seguir rua Monsenhor Messias, pegar a praça Alexandre Lanza, depois praça Tiradentes, rua Coronel Augusto de Moura, seguir em direção a praça da Piedade.

Casa da Cultura: Local aberto a manifestações culturais, com espaço para exposições, “shows”, reuniões, etc. A Casa de Cultura conta com um teatro, uma galeria de artes, uma biblioteca pública com cerca de 20 mil volumes e um setor de promoções culturais. Lá funcionam a Secretaria Municipal de educação e Cultura e associações como a Academia de Letras de Sete Lagoas e a União Brasileira de Trovadores. 
Endereço: Av. Getúlio Vargas 91 - Telefone: 3773.5744
Horário de Funcionamento: Aberto de 2ª a 6ª de 8h às 12h e sáb. e dom. de 14h às 20h. Como Chegar: Saindo da praça Wilson Tanure, seguir à esquerda da Lagoa Paulino na avenida Getúlio Vargas.

Centro Cultural - Nhô Quim Drummond (casarão) - Pça. Tiradentes, 257 - Tel. 3773.6455 / R. 272 - aberto de 2ª a 6ª de 8h às 18h,  sáb. de 18h às 22h e dom. de 7h às 12h

Igreja Capela Santa Helena: entrada para o Parque da Cascata - 4km

Matriz de Stº Antônio: Pça. Stº Antônio

Pça. Stº Antônio: 94 - Tel.  3773.5744 / R.25 - aberto de 2ª a 6ª de 7h às 17h30m e sáb. e dom.  de 8h às 13h

Mini Zoológico Municipal de Sete Lagoas: Encontra-se localizado a 1,5 km da área central de Sete Lagoas, no Parque Náutico da Boa Vista. O minizoologico Municipal de Sete Lagoas foi inaugurado em 1990.
Foi construído pela Administração Municipal, com o objetivo de conservar e reproduzir espécies. No mini-zoológico pode-se ver entre outros: anta, capivaras, cutias, queixadas, macacos-aranha, macacos-prego, aves diversas e coloridas, dentre elas, arara azul, pavão, papagaio, periquito, mutum. Os patos, gansos, cisnes, e marrecos se encarregam de oferecer um espetáculo agradável e diferente aos visitantes. As instalações são adequadas para o confinamento dos animais. Outro objetivo é o de conscientizar a população e os visitantes para a importância da preservação de nossos recursos naturais e de nossa fauna, transformando o Minizoologico em um permanente centro educativo.
Endereço: Parque Náutico da Boa Vista - Bairro: Boa Vista
Horário de Funcionamento: Quarta-Feira a Dmingo, de 08:00 às 17:00 hs.
Distância ao Centro: 2 Km
Como Chegar: Saindo da praga Wilson Tanure, praga Francisco Sales, rua Luis Emilio Vasconcelos, virar a direita praça Marcio Paulino, rua Randolfo Simões, rua Wilson Tofani e avenida Mauricio Peixoto.

Museu Histórico Municipal: Antiga sede da Fazenda das Sete Lagoas.

Pça. Stº Antônio: 94 - Tel.  3773.5744 / R.25 - aberto de 2ª a 6ª de 7h às 17h30m e sáb. e dom.  de 8h às 13h

Museu Ferroviário

EVENTOS:

Festa de Santa Helena: (1° Domingo de Maio)

Follow us on Twitter